sábado, 23 de agosto de 2008



Uma ação poética “vernacular” e paradoxal .
*Demétrius Cotta






Existe um consenso de crítica que sublinha a ausência de pretensões intelectuais sobre o ponto de vista estético/teórico (dos praticantes do primitivismo) como forma de categoria pictórica.
Já em relação ao movimento primitivista e aos valores que uma de suas vertentes defende especificamente a do “Fifth State”, que aproxima à visão do Erlei Pereira, ou seja; a valoração da forma de viver de maneira “integral” e pré-industrial – não pré-agrícola – defendida por David Watson . Neste particular o “Fifth” está centrado em culturas tribais e em torno de técnicas de convivência. São pontos que distinguem os trabalhos de Erlei. Seus quadros encontram respaldo nesse pensamento quando evoca influências do sincretismo brasileiro com seu imaginário rico e fecundo de proliferações de formas e cores, cada uma com seu sentido e propósito advindo de antigos ritos e crenças de remanescentes africanos, portugueses e aborígines, guardando resquícios tribais.
O artista meticulosamente percebe isso e intui que deve deixar a composição solta e invadir o espaço do imaginário popular; aproximando das “técnicas de convívio” defendidas por David. Seu olhar se desinibe sobre a condição dos espaços sociais, paradoxalmente ao seu jeito “acanhado” e “retraído”.

Assim como é possível perceber distintos pensadores com posturas diversas, podemos também perceber pintores de vertentes idênticas, pintando diferente. Desta maneira seria inadequado falar de um primitivismo, e sim de uma gama variada desse complexo.

O grande lance da pintura de Erlei é exatamente este: - em busca da condição ideal de convívio, o artista celebra seu modo poético, sua cultura vernacular e sua tentativa em ser acessível. Além de nos brindar com seu escrúpulo arredio à ausência de um espirituoso sistema pictórico elaborado; saudando as deformações e justaposições de sutis meios tons aéreos, muito além do que é ingênuo e sim, intencional em sua obra.
Um ‘erudito’ da arquitetura vernacular pictórica !!!!

*Demétrius Cotta – Sete Lagoas/MG
Artista Plástico e Comunicador Social
www.redeaan.blogspot.com

Um comentário:

Arte Angela Mara disse...

Que lindo Erlei! Que prazer conhecer o seu trabalho. Abraço, Angela Mara